Como está o mercado de estética no Brasil?

Vale lembrar que o esteticista é um dos profissionais que cuida da beleza das pessoas. Ele é responsável por aplicar seus conhecimentos científicos no trato da pele do rosto, corpo e cabelos em prol do bem-estar estético físico, e que este reflete muitas vezes no estado mental de seus clientes, permitindo-lhes assim, melhorar sua autoestima fazendo-o sentir-se melhor consigo mesmo.

Hoje a estética consta como habilitação de vários profissionais de saúde?

Hoje, o profissional de estética não é somente aquele que cursou um curso técnico ou tecnólogo em estética, há várias profissões da área de saúde que possuem entre suas atribuições, a habilitação para realizar procedimentos estéticos, assim como: fisioterapeutas, biomédicos, dentistas, biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, e é claro o esteticista.
Cada profissional tem sua área de atuação definida por normativas de seus conselhos.
Diante desse crescimento de profissões que se lançam no mercado de estética, muitas pessoas que gostariam de entrar neste segmento ficam em dúvida se o mercado comporta todos esses profissionais.

Neste post, vamos nos ater ao profissional que cursou um curso técnico ou tecnólogo em estética e as oportunidades que ele terá no mercado de trabalho:

Quais são as Possibilidades de trabalho?

As possibilidades de trabalho são muitas, e atendem desde o empreendedor à aqueles que preferem a segurança de uma carteira assinada.
Aos que gostam de desafio, podem montar seu próprio negócio, sua própria clínica, sua equipe ou formar parceria com outros profissionais de saúde.
Aos que possuem menos recursos para empreender, podem atender seus clientes em domicílio, fazendo seu próprios horários.
O Esteticista, (diferente dos outros profissionais de saúde com habilitação em estética), pode fazer seu cadastro como MEI (Microempreendedor Individual), ter um CNPJ, trabalhar formalizado, com tributos bem menores do que os que precisam abrir uma microempresa e terá direito aos benefícios previdenciários como:
– Aposentadoria por idade
– Aposentadoria por invalidez
– Auxílio doença
– Salário maternidade
Ficará isento ou isenta de todas as taxas para registro da empresa
– Pagará poucos tributos, com valores fixos mensais (INSS, ICMS e/ou ISS)
– Pode começar a funcionar imediatamente, sem alvará ou licença-Formalização feita inteiramente pela internet
– Poderá emitir notas fiscais
– Ganhará maior poder de negociação com fornecedores
– Poderá acessar serviços financeiros: conta bancária jurídica, máquina de cartão, acesso ao crédito entre outros
– Poderá vender e prestar serviços para outras empresas e para o governo

Para os que optam por um trabalho sob CLT (carteira de trabalho assinada), encontrarão oportunidades de trabalho em empresas como:
– Centros de estética: são os principais contratantes de esteticistas com vagas sempre em aberto.
– Salões de beleza: Pra cada lado que você olha, vê um salão de beleza, e há alta procura de profissionais qualificados neste setor.
– SPAs, Hotéis, Resorts e Navios: são outras opções que oferecem oportunidades para os profissionais esteticista.
Faculdades e Cursos técnicos: estes oferecem vagas aos profissionais que optam por uma carreira acadêmica – o profissional também pode dar aulas, contribuindo para formação de outros profissionais.

É verdade que é uma área que exige muito investimento?

Caso o profissional opte por empreender, montar um consultório ou clínica, ele precisa ver seu consultório como um negócio. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações de divulgação, estar presente nas redes sociais, investindo em sua marca. O empreendedor precisa ter um planejamento financeiro pra investir em bons cursos, equipamentos de ponta e produtos cosméticos de qualidade para que os resultados de seus tratamentos sejam relevantes e reconhecidos. É ideal ter uma equipe treinada para priorizar acima de tudo o bom atendimento, pois é essa a principal base para um negócio de manter e crescer.

O que é melhor, ser um Especialista ou generalista?

A área de atuação é extensa, o profissional pode trabalhar com:
Embelezamento (design de sobrancelhas, alongamento de cílios, depilação);
Procedimentos faciais (limpeza de pele, rejuvenescimento, clareamento de pele);
Procedimentos corporais (massagens, gordura localizada, flacidez, estrias);
Terapia capilar (queda de cabelos, alopecias, oleosidade);
Atendimentos pré e pós operatórios, em parceria com médicos (drenagem linfáticas, revitalização da pele);
O interessante é o profissional estudar as diversas possibilidade e investir na área de atuação que lhe traga maior satisfação e retorno financeiro.
Minha dica é: Siga seu coração, tudo que é feito com amor se destaca e o retorno financeiro vem com o reconhecimento do seu trabalho. Dedique-se ao tipo de tratamento que você sente prazer em executar.

Qual o salário médio de um esteticista?

Embora seja uma carreira em ascensão, no Brasil, principalmente, devido aos encargos trabalhista, o salário é baixo, com CLT (carteira assinada), gira em torno de 1200 a 1500 reais. Já no mercado autônomo, os recebimentos são de 3 a 10 mil. Para chegar a este patamar, o caminho é apostar em muitos estudos, bons cursos e dedicação ao negócio.

Um profissional sai da faculdade ou de um curso técnico pronto para o mercado?

Nunca. Na verdade em nenhuma profissão isso acontece. A estética é uma profissão que precisamos lidar com anseios e expectativas dos clientes. As pessoas SEMPRE esperam mais do que o procedimento pode oferecer e precisamos surpreender nossos clientes com nosso melhor.
Os cursos de atualização com profissionais mais experientes são de grande valia, aprender com a experiencia dos outros minimiza erros futuros e coloca o profissional em outro patamar.

Os cursos de atualização e treinamento são caros?

Fazer um curso ou um treinamento, NUNCA deve ser encarado como uma despesa, e sim como um investimento. Logo este investimento retorna e o profissional percebe que na verdade economizou tempo e dinheiro, pois quando você adquire conhecimentos de quem tem expertise no mercado, se dá a oportunidade de ter uma assessoria, investe no produto certo, no equipamento certo, além de aprender com a experiência clínica do outro. Acelera sua curva de aprendizado, aprende mais e sai na frente, aumentando sua lucratividade.

A dra. Rejane Almeida, além de prestar atendimento aos seus clientes, oferece Cursos Livres para profissionais que querem se aperfeiçoar ou estão iniciando na área de estética.

Profissional atuante no mercado de estética há quase 20 anos, tendo treinado mais de 5 mil alunos em diversos estados do Brasil.
Ensino de qualidade, validado em conteúdo de cunho científico e experiencia clínica com desenvolvimento de associações de tratamentos gerando os melhores resultados.
Fale Conosco e receba nossa agenda de cursos. Sabe mais quem estuda mais e sai na frente quem está atualizado.